quarta-feira, 2 de maio de 2012

Campanha vacinação contra gripe



Atenção, gente!!!! No próximo sábado tem início mais uma Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Em todo país essa meta é de 30,1 milhões de pessoas, entre gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, idosos, profissionais de saúde e indígenas. Este é a 14ª edição da campanha, que prossegue até 25 de maio.

Em todo país serão 65 mil postos de vacinação, segundo informação do Ministério da Saúde. No ano passado, quando a campanha incluiu gestantes, crianças e indígenas no público-alvo, as estatísticas mostram que houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1. Em todo país foram 53 óbitos, contra 148 em 2010. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44% – de 9.383 para 5.230. Em 2011 a campanha imunizou 25,134 milhões de pessoas – 84,1% do público total de 29,918 milhões.

Serão 240 mil profissionais do Sistema Único de Saúde envolvidos na ação em todo país. O Dia D de mobilização da campanha acontece no dia 5, quando os postos de saúde estarão funcionando das 8h às 17h. A campanha será realizada em parceria do Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de todo o país. 

O principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina disponibilizada protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A vacina contra a gripe não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo – que é usada na sua fabricação – ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica.  Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.

Então, já sabe, não pode esquecer. Tem que se imunizar.

Beijos

@conversinhadmae

Um comentário:

  1. NÃO PODEMOS PERDE TEMPO!!! PARA O POSTO DE SAUDE MAIS PROXIMO...

    ResponderExcluir