segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Amanhã é Dia da Internet Segura


Nesse mundão sem porteiras que é a internet, todo cuidado é pouco. Se isso vale para nós adultos, imagine para as crianças. É um perigo sem tamanho. Por isso é tão importante que estejamos atentos aos conteúdos que os pequenos acessam na rede mundial de computadores. Amanhã, dia 7 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial da Internet Segura. Serão realizadas ações em 69 países para debater o tema.

A proposta surgiu em 2003, na Europa, por iniciativa da Comissão Européia, a partir da rede Insafe, e tem como principal objetivo conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede. Neste ano, o slogan da campanha é “Conectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos... com segurança” e procura enfatizar a importância do aprendizado inter-geracional para uma navegação segura.

No Brasil, nesta terça-feira serão realizadas atividades nos 27 Estados e dois grandes eventos. O primeiro será amanhã mesmo, dia 7, durante a Campus Party em São Paulo. Serão palestras, debates e um concurso de vídeo que premiará com um tablet Samsung Galaxy TAB e uma câmera digital os vídeos que melhor retratarem o tema da campanha. O concurso é uma realização conjunta da SaferNet, da GVT e do CGI.br/NIC.br, com seu Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

A outra atividade programada para a semana é um debate, no dia 10, de 9h30 às 12h com as presenças do médico e apresentador Jairo Bauer (TV Cultura), da procuradora Regional do Ministério Público Federal em São Paulo, Janice Ascari, e da jornalista e educadora especializada em mídias digitais, Samantha Shiraishi. A mediação será feita pelo psicólogo Rodrigo Nejm, Diretor de Prevenção da SaferNet Brasil. Na mesa estarão mães e filhos, juntos, relatando suas experiência e descobertas no mundo digital. 

Mas as atividades que serão realizadas amanhã em todos os Estados podem ser conferidas através do site http://www.safernet.org.br/divulgue/eventos/, que tem o calendário dos eventos. Aqui em Sergipe haverá distribuição de cartilhas e materiais educativos pela Polícia Federal em escolas e lan-houses, em parceria com a SaferNet. Dê uma conferida do que vai acontecer em seu Estado. No site do Dia da Internet Segura (http://www.diadainternetsegura.org.br) pais e crianças têm acesso a um conteúdo bem lúdico, com histórias em quadrinhos, vídeos, entre outros, de como estar alerta na internet para crimes que podem acontecer.

Segundo o diretor de Prevenção da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, ao contrário do que o nome sugere, o evento não se resume apenas em um dia de mobilização. Pelo contrário. A intenção é fortalecer a internet enquanto espaço público, mostrar que é um lugar onde a cidadania também deve ser exercida. “E essa é uma construção que demanda esforço coletivo e contínuo”, destacou.

Beijos

@conversinhadmae

Com informações da SaferNet Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário