quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Amor impresso na pele

Confesso: acho lindo tatuagem em homenagem aos filhos. No entanto, embora ache bonito e tenha vontade de um dia fazer uma, ainda não tive coragem e também não convenci meu marido de que é uma homenagem legal para nossa Beatriz. Mas, enfim, tem um monte de gente que faz. É o nome, desenho de bonequinho ou bonequinha, a depender do sexo da criança, até desenho do rosto do bebê eu já vi. Independente do desenho, é uma forma de expressar em imagem, para o resto da vida, impressa na própria pele o mais puro amor desta vida: o amor pelos filhos.


Minha amiga Karine Barbosa, empresária e jornalista, tatuou o nome da filhota Malu, agora com cinco anos, assim que ela nasceu. “Como sou louca por tatuagens, seria impossível não homenagear a coisa mais importante da minha vida dessa forma, né? Assim que Malu nasceu, fui lá fiz. É a minha tatoo favorita”, disse ela.


A repórter fotográfica Janaína Santos também sempre gostou de tatuagem, mas disse que não tinha motivo lógico para fazer uma, até nascer meu primeiro filho, o Caio. “Tatuei seu nome no meu pulso direito, como se não bastasse tê-lo gravado em meu coração”, contou. Ela disse que mesmo o nome sendo pequeno doeu um bocado. Imagine agora que ela pretende tatuar o nome do seu segundo filho, o Marco Antônio. “Não tem jeito, é criar coragem e cair na agulha. Motivo suficiente para não querer mais filhos. Sem falar que só tenho dois pulsos!”, disse Janaína.



Faltavam dois meses para sua filha Maria Joana, de um ano, nascer, quando o assistente social Rafael Aragão achou que era o momento ideal para tatuar bem grande o nome dela nas suas costas. “Achei que era a hora certa para a minha primeira tatuagem e tamb´m para homenageá-la e marcar esse momento”, contou Rafael, que acha que a pequena vai gostar da homenagem quando entender do que se trata.

Claro que no caso de um filho é certeza que você nunca vai se arrepender de ter tatuado. Mesmo assim, é importante tomar alguns cuidados antes de decidir por colocar alguma tatuagem no corpo. O blog Conversinha de Mãe traz algumas dicas e orientações para quem está pensando em fazer uma.

Antes da tatuagem

- Escolha um tatuador de confiança, preocupado com a higiene e com a qualidade do trabalho;
- Faça uma visita ao estúdio e conferira as condições de higiene;
- Analise os trabalhos realizados pelo tatuador escolhido;
 - Escolha um tatuador que domine o estilo de tatuagem que você pretende fazer;
- Conversar com o tatuador é muito importante, não guarde dúvidas e peça sugestões;
- No caso de cicatrizes e manchas consulte seu dermatologista antes de se tatuar;
- Cuidado com tatuagens que simbolizam bandas, times, nome de namorado(a), crença etc..., pois existe o risco de você se arrepender;
- Separe um bom tempo para pesquisar o seu desenho, caso você já não tenha definido, internet e revistas especializadas são boas fontes de pesquisas;
 Não escolha um tatuador pelo preço de suas tatuagens e procure saber se ele tem o curso exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É fundamental para sua segurança.

Durante a tatuagem

- Mantenha-se calmo(a), o nervosismo pode causar desmaios;
- Evite se mexer, movimentos bruscos atrapalham o trabalho do tatuador;
- Caso tenha necessidade de se movimentar, espirrar, se coçar avise o tatuador antes;
- Drogas em hipótese alguma, além de não aliviar a dor, pode vir a prejudicar o trabalho do tatuador;
- Evite excesso de companhia, o tatuador precisa de um ambiente tranquilo, o ideal é a presença de um acompanhante no máximo;
- Seja paciente, quanto maior e mais elaborada a tatuagem mais tempo será exigido.

Beijos

@conversinhadmae

4 comentários:

  1. tb fiiz uma tatoo com o nome da minha filha, fiz até um post sobre o assunto...adoro!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho lindo e quero fazer uma tbm..beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, a tatoo do Marco Antônio sairá em abril deste ano. Será meu presente de aniversário!
    Já sei até que terá uma concha do mar, pois só vou tatuar MARco! Bjim!

    ResponderExcluir
  4. muito bom!!!interessante msm!!

    ResponderExcluir