sábado, 13 de agosto de 2011

Vacinação: ainda dá tempo!

Secretário Antônio Carlos abre a campanha em Sergipe
 Neste sábado, dia 13, foi iniciada em todo país a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, para crianças menores de cinco anos. Em 18 Estados foi aberta também a Campanha de Seguimento contra o Sarampo, para o público entre um e menores de sete anos. Em todo país, contra a pólio, o Ministério da Saúde espera vacinar 95% do público alvo, formado por 14.148.182 crianças menores de cinco anos.

Quem esqueceu (não deveria...) ainda tem até o dia 16 de setembro para imunizar os pequenos. É muito importante que façam isso, pois deixarão protegidas as crianças contra essas doenças que, graças a Deus, há muitos anos não são transmitidas no Brasil. O sarampo, no entanto, requer uma atenção especial. A doença não acontece no país desde o ano 2000, embora tenham sido registrados dez casos em pessoas que foram contaminados fora do Brasil. Como está havendo um surto de sarampo na Europa, é muitíssimo importante que as crianças estejam imunizadas.

Contra o sarampo devem ser vacinadas crianças dos Estados de Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Santa Catarina e Tocantins. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, nas duas fases da campanha de imunização contra o sarampo, pelo menos, 95% das 17.094.519 crianças na faixa etária de um ano a menores de sete anos (6 anos, 11 meses e 29 dias). Para tanto, foram enviadas 20.513.300 doses da vacina tríplice viral a todos os Estados e o Distrito Federal.

Secretário Silvio Santos oferta a dose
a mais uma criança imunizada
Em nível nacional, a campanha foi aberta em São Paulo pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Eu estava de plantão hoje no jornal onde trabalho e participei da abertura da campanha de vacinação aqui em Sergipe, que aconteceu na Unidade de Saúde Lauro Dantas, no conjunto Bugio, com a participação do secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Guimarães, e o secretário de saúde de Aracaju, Silvio Santos.

Em Sergipe, meta é imunizar 164.852 crianças contra a paralisia infantil e 197.256 deverão receber a tríplice viral, que, além do sarampo, protege contra a rubéola e caxumba. Então, não esqueça: se não levou seu filho hoje para receber as doses, ainda há tempo. Até 16 de setembro pode vacinar. Siga o Zé Gotinha!!!

Beijos

@conversinhadmae

Fotos: Maria Odília

Nenhum comentário:

Postar um comentário