segunda-feira, 8 de agosto de 2011

É hora de repetir a dose!



Mamães e papais mais uma vez estejam atentos: sábado, dia 13, é hora de dar a segunda dose da vacina contra a poliomielite. A campanha de vacinação acontece em todo país e todas as crianças menores de cinco anos devem receber a dose. Para esta segunda etapa, o slogan utilizado pelo Ministério da Saúde é “Siga o Zé Gotinha mais uma vez”.

A meta do Minstério para a segunda etapa da campanha é imunizar 14.148.182 crianças, o que significa 95% da população menor de cinco anos. Em todo país serão cerca de 115 mil postos de vacinação participando da mobilização, que acontece das 8h às 17 horas. Na primeira etapa da campanha de vacinação, que ocorreu em 18 de junho, 100% do público alvo foi alcançado.

Além da vacina contra a pólio, em 18 Estados estará sendo disponibilizada a vacina contra o sarampo. Dessa vez serão vacinadas crianças dentre um e seis anos, 11 meses e 29 dias dos Estados de Sergipe, Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins e o Distrito Federal. Mesmo que a criança já tenha tomado esta vacina anteriormente deve ser vacinada.

A imunização contra o sarampo tem como objetivo manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus causador da doença, pois há um surto de sarampo na Europa. O Ministério da Saúde esclarece que não há risco em os pequenos tomarem as duas vacinas no mesmo dia. Somente se a criança estiver com febre acima de 38 graus é que deve ser avaliada pelo médico antes de receber a vacina.

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas até quatro dias após o surgimento delas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Então, gente, não vamos esquecer: sábado é dia de levar a garotada para o posto e manter a saúde a todo vapor.

Beijos

@conversinhadmae

Nenhum comentário:

Postar um comentário