segunda-feira, 27 de junho de 2011

Presente pras crianças: 15 anos do Cocoricó

"Dia de chuva": episódio inicial da nova temporada do Cocoricó
“Quem conhece a gaita já sabe quem está chegando...”, “Nos dias quentes de verão, a gente vai lá no pomar...”. Se você tem filho, sobrinho ou afilhado com até perto dos 15 anos de idade com certeza já ouviu pelo menos algumas dezenas (na melhor das hipóteses) um desses, entre tantos outros, hits do Cocoricó. Pois é, a turminha da fazenda do Júlio, que já tem amiguinhos na cidade, está completando este mês 15 anos. Estão crescendo né? Mas a amizade entre o Júlio, o cavalo Alípio, as galinhas Lola, Lilica e Zazá, o papagaio Caco, o porquinho Astolfo e seus tantos outros amiguinhos continua a mesma. Cada vez mais fortalecida.

E para comemorar a data, a TV Cultura preparou uma nova temporada da série. Os novos capítulos estão sendo exibidos sempre aos sábados, às 11h15. São 26 episódios semanais nessa nova, inclusive clipes musicais. Ao invés da fazenda, a turminha continua na cidade, hospedada no apartamento do primo do Júlio, o João, que mora com seus pais, Dora e Noel, e seu irmão Rodolfinho. Ao redor do edifício, que tem como porteiro Dorivaldo, há um beco, onde acontecem muitas brincadeiras.

Embora estejam na cidade grande, o Cocoricó não perdeu sua essência rural, pois o Júlio sempre se lembra dos queridos que deixou lá, como a Avó, o Avô, a galinha Lola, o porquinho Astolfo, a indiazinha Oriba, entre tantos outros. Uma das grandes novidades dessa nova temporada da série é um novo personagem: o Mauro, que é deficiente visual. Amigo de Júlio, ele mora na fazenda vizinha ao Paiol e visita seus amigos na metrópole, quando aproveita para brincar e jogar bola com a Turma. É uma forma que os escritores da série encontraram de estar abordando com as crianças a questão da inclusão social.

Desde que nasceu, a série Cocoricó encanta crianças de todas as idades.  O programa, que conta as histórias de um garoto do campo e sua turma em grandes aventuras, sempre educativas, foi ao ar em 1996. A atração exibida pela TV Cultura é sinônimo de sucesso. Já ganhou oito prêmios, sendo três internacionais. Ganhou a premiação da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1996, como Melhor Programa Infantil de TV. Em 1997 foi o vencedor do 4º Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens do Prêmio Unesco.

Em 2004 arrematou o 7º Festival de Cinema Infantil da Cidade de Guayana, na Venezuela, nas categorias Melhor Série de Televisão e Melhor Música. No ano de 2003 o Cocoricó foi vencedor do 1º Festival Prix Jeunesse Ibero-americano. Atualmente, a série é exibida em pelo menos quatro países além do Brasil, e comercializou, apenas no ano passado, 6,5 milhões de produtos com a sua marca.

Desejamos vida longa ao Júlio e sua turma, que venham sempre com histórias novas e novidades educativas para as crianças. A nossa televisão (em especial a de programação aberta) agradece.

Beijos

@conversinhadmae

Com informações da TV Cultura

Um comentário:

  1. Nossa, Cocoricó foi o primeiro DVD que o Pedro ganhou e assistiu. Houve dias em que ele assistiu o mesmo dvd OITO vezes seguidas!! Nós sabemos todas as músicas (mais antiguinhas....) de cor e salteado!! Até hoje ele e a Natália assistem muito!! Cocoricó é realmente muito legal!!!
    Recomendo sempre!!

    Bjos!

    ResponderExcluir