terça-feira, 28 de junho de 2011

Férias: o que fazer?


Mês de junho e julho é sempre complicado para as mamães que não conseguem conciliar as férias do trabalho com as férias escolares dos filhotes. Este é o meu caso e de vááááárias outras mães que conheço. Aqui em Aracaju, as férias das crianças iniciaram há pouco mais de uma semana. Eu mesmo estou (como sempre) recorrendo à minha mãe e à minha sogra para deixar minha pequena com elas enquanto eu e meu marido trabalhamos.

Sei que nem toda mamãe tem essa sorte que eu tenho de poder deixar os filhos com as vovós ou não têm babá e aí, as que não têm férias nesse período, acabam por se descabelar, sem saber o que farão com as crianças durante 30 loooongos dias. As colônias de férias acabam por ser uma ótima opção para ocupar o tempo e gastar as energias que os pequenos têm de sobra – é ou não é?

A empresária e jornalista Karine Barbosa era uma das mamães que estavam de cabelo em pé sem saber o que fazer com a filha Malu, de cinco anos, durante os dias de férias. Ela soube de uma colônia de férias, foi lá conhecer e aprovou. Quando contou sobre as atrações à filhota, aprovação confirmada. Resultado: matriculou a garota durante as duas semanas de programação. Ela nunca havia colocado Malu antes em colônia de férias. Agora, com ela já maiorzinha, decidiu testar. “Quando expliquei como seria, ela não se conteve. Passou a contar os dias para ir”, contou.

Pela quinta vez será realizada a colônia de férias coordenada pela Tia Denise, do Colégio José Olino. Com o tema “Oficina das brincadeiras” a colônia acontece no próprio colégio, do dia 4 a 16 de julho. No período serão desenvolvidas atividades para crianças de dois a 12 anos, distribuídas por faixas etárias, como cama elástica, dança das cadeiras, show de talentos, bola maluca, confecção de fantoches, bambolê, competições esportivas, entre várias outras. As atividades acontecem das 13h30 às 17h30 e serão supervisionadas por professores da Educação Infantil do José Olino e professor de educação física.

A loja de brinquedos Zastras realiza no seu Espaço Crescer Brincando uma colônia de férias bem divertida. Todos os dias uma atração diferente: show de mágica, teatro de fantoches, salão de beleza e desfile, contadores de história, cine e pipoca, arte em bexigas, além de brinquedos bem legais e recreação, tudo com a orientação psicológica e psicopedagógica. As inscrições são limitadas, no máximo 40 crianças, de quatro a nove anos. Os pais têm a opção de deixar os pequenos uma ou duas semanas. A primeira iniciou na última segunda-feira e vai até a sexta-feira, dia 1º. A outra semana tem início no dia 4 e vai até dia 7.

Também no dia 4 tem início a colônia de férias “Levados da Breka”, realizada no Iate Clube de Aracaju, coordenada pela Tia Rosa, um espaço para o desenvolvimento de atividades recreativas. Até o 15 de julho serão várias atividades voltadas para crianças de ambos os sexos, com idade entre dois e 12 anos. Jogos recreativos, incentivo à arte, desenvolvimento da criatividade, gincana, leitura e conversas sobre temas atuais (meio ambiente, desperdício de alimentos, a importância da água, alimentação saudável, cuidados com o fogo e noções de trânsito) são alguns dos atrativos para a criançada. A colônia de férias acontece no horário das 13h30 às 17h30.

Para a as crianças que gostam de um pouco mais de aventura, uma ótima dica é a colônia de férias do grupo Peregrinos – Esportes de Aventuras. Voltada para crianças de seis a 12 anos, a proposta é tornar cada dia um dia inesquecível. A colônia acontece de 4 a 16 de julho, de segunda a sábado. O próprio grupo pega a criança em casa e de lá todos partem para uma aventura diferente a cada dia. No roteiro, Parque da Cidade, Parque da Sementeira, hotel Parque dos coqueiros, Parque dos Falcões, passeio a Lagoa Redonda, na cidade de Pirambu, entre outros, e em cada lugar são realizadas várias atividades. A colônia de férias do Peregrinos acontece nos dois turnos e há a opção de participar em uma ou duas semanas. As vagas são limitadas, pois cada monitor fica responsável por, no máximo, cinco crianças.

Minha amiga Sheyla Fonseca também não terá férias agora no meio do ano, já tinha até “ajeitado” algumas atividades para os filhos Dimitri e Hellena, de cinco e três anos, para eles aproveitarem as férias, com direito a passeios ao shopping, ida à casa do primo, entre outros programinhas. De última hora também optou por matriculá-los na colônia de férias Brincar e Aprender, da Tia Adriana, no Colégio Jardins, que acontece de 4 a 15 de julho. Ela contou que eles estão na maior expectativa.

Se você não é de Aracaju, tenho certeza que na sua cidade há também um montão de opções pra oferecer para os seus filhos. Mas, com ou sem colônia de férias, o que vale é preparar uma programação bem legal pra criançada nesse período, para que possa relaxar, curtir muito e voltar revigorada para o reinício das aulas.
E você, vai fazer o que com seus pequenos nessas férias? Não se esqueça de contar pra gente do Conversinha de Mãe. Se quiser, mande-nos fotos também, para fazermos um mural bem legal das férias. Fico esperando: conversinhademae@gmail.com.

Beijos

@conversinhadmae

Contatos:

Colônia de férias Tia Adriana - (79) 9957 5776 / 8835 4140
Colônia de férias Tia Denise – (79) 9948-8645 / 8836-8220 / 3042-6218
Iate Clube – (79) 9878-1050/ 9972-5951
Peregrinos – (79) 3043-1614 / 9920-2293
ZasTras – (79) 3246-2350

Nenhum comentário:

Postar um comentário