sábado, 4 de junho de 2011

Ajudando o meio ambiente


Neste domingo, dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em todo mundo as atenções estarão voltadas para ações que cada pessoa pode fazer para ajudar a preservar nosso planeta. Para nós que temos filho, essa preocupação deve ser ainda maior. Afinal de contas, que mundo queremos deixar para nossos pequenos? Nunca é demais lembrar que o resultado da ação de cada um vai refletir – para o bem ou para o mal – no futuro do nosso planeta.

E cada pessoa pode colaborar para que esse futuro seja um pouco melhor. Pequenas ações e pequenos gestos são um bom começo, como dar o exemplo e evitar diminuir o consumo de produtos que poluem mais, como sacolas e outros objetos plásticos. Há algum tempo evito estar pegando sacolinhas em lojas ou padaria quando não é necessário. Alguns supermercados agora oferecem como alternativa às sacolas plásticas as caixas de papelão que acondicionavam os produtos que foram parar nas prateleiras. Acho uma boa iniciativa.

A data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma boa oportunidade para a gente parar um pouco para pensar de que forma pode contribuir para um futuro melhor.

Aqui em Aracaju (SE), onde moro, vi hoje na internet a programação para marcar a Semana do Meio Ambiente preparada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos e achei bem legal. Serão várias atividades, estimulando as pessoas a pensarem em práticas voltadas para a sustentabilidade. Para quem é daqui, fica a dica. A programação conta com oficinas de compostagem, de artes com jornal e revista, brinquedos com material reciclável e uma exposição.

Além disso, as pessoas poderão ganhar um kit bem interessante, composto por sacola retornável – ideal pra levar para quando for fazer compras e evitar, assim, utilizar as famigeradas sacolas plásticas –, biopote e papel semente ou uma muda de árvore e adubo orgânico. Para isso, basta levar cinco itens de cada produto. Por exemplo: cinco revistas, cinco garrafas pet, cinco latinhas e uma garrafa de vidro. Quando as crianças souberem disso, tenho certeza que vão amar juntar esse monte de coisas que às vezes fica entulhando em casa para trocar por esse kit interessante ou pela muda de árvore.

Confira a seguir a programação da Semana do Meio Ambiente preparada pela Emsurb, que acontece no Parque da Sementeira.

Segunda-feira, dia 06
15h até 18h: Oficina de Papel da Emsurb, exposição de material (projeto Ecoar da Torre) e ponto de troca.

Terça-feira, dia 07
7h às 11h: Oficina de Papel da Emsurb, exposição de material (projeto Ecoar da Torre), ponto de troca. E das 15h às 18h, também com a oficina de compostagem

Quarta-feira, dia 08
7h às 11h: Oficina de Papel da Emsurb, exposição de material (projeto Ecoar da Torre) e ponto de troca. Das 15h às 18h, também com a oficina de compostagem.

Quinta-feira, dia 09
7h às 11h: Oficina de Papel da Emsurb, exposição de material (projeto Ecoar da Torre) e ponto de troca. Das 15h às 18h, também com Brinquedoteca.

Sexta-feira, dia 10
7h às 11h: Oficina de Papel da Emsurb, exposição de material (projeto Ecoar da Torre) e ponto de troca. E das 15h às 18h, também com Brinquedoteca.

Beijos

@conversinhadmae

Nenhum comentário:

Postar um comentário