quarta-feira, 27 de abril de 2011

Parceria família e escola

Ontem à noite aconteceu a primeira reunião deste ano entre pais, direção e professoras da escola onde minha filha estuda. Apesar do cansaço, depois de um dia inteiro de trabalho, fizemos questão de comparecer. Acho muito importante esse contato entre escola e família, pois é dessa forma que se faz educação. Não adianta nós, pais, querermos jogar na escola toda responsabilidade pela educação dos nossos filhos. Nada disso!!! A responsabilidade é nossa, embora algumas vezes possamos ter alguns lapsos de esquecimento quanto a isso.

Achei bem interessante um vídeo que a diretora passou no início da reunião, mostrando que as crianças apenas reproduzem o comportamento que veem de nós. E não é que isso é verdade. Quantas vezes não nos deparamos com nossos pequenos fazendo coisas, agindo exatamente como nós em determinados momentos. Quando não, ainda fazem algo, nós recriminamos e eles próprios “passam na nossa cara” o que nós fizemos. Temos que estar muito atentos! Mas que palavras, educamos pelas ações, pelos nossos atos.

Durante a reunião, a direção mostrou a importância de estarmos acompanhando as crianças no seu dia a dia escolar, vendo seu desempenho, dificuldades, respeitando o tempo de cada uma com relação ao aprendizado, tendo noção que elas estão na fase de alfabetização e que este é um processo longo e em alguns casos pode ser mais lento que em outros.

Também achei bem legal eles terem focado na necessidade de limites. Infelizmente, temos visto que cada dia mais, por conta da nossa correria e consequentemente pouco tempo disponível para os filhos, muitos pais têm tentado surprir isso com muita permissividade. Para tudo, um sim. Não acaba sempre tendo como resultado choro, raiva, birra, bruta. Nós devemos estar atentos a isso. Devemos ser sábios para saber a hora de dizer NÃO, mesmo que em alguns casos com o coração partido.

Então, foram ditas na reunião algumas coisinhas que a gente sabe, mas que não custa nada de vez em quando serem lembradas.

Beijos

@conversinhadmae

2 comentários:

  1. Sem dúvidas é importantíssimos esse acompanhamento direto. Não somente se mostrar presente nas reunião, mas eu faço questão também de ir a todos os eventos da escola acompanhada do papai... Minha pequena está no maternalzinho ... =D

    ResponderExcluir
  2. Amiga parabéns pelo Post. Muito bom e serve para que a gente pare um pouquinho pra pensar em como estamos cuidando da educação dos nossos pequenos. Quantidade não quer dizer qualidade!

    ResponderExcluir