terça-feira, 19 de abril de 2011

Cuidado da saúde


O Ministério da Saúde divulgou ontem os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010) que devem deixar toda população em alerta. O levantamento mostrou que quase metade da população adulta do país (48,1%) está acima do peso e 15% dos brasileiros são obesos.

O número de brasileiros com sobrepeso e obesos tem crescido a cada ano e se não forem tomadas medidas para modificar isso a estimativa é que em 13 anos a população obesa do país deve chegar a 60%. Em Aracaju, o percentual de pessoas acima do peso foi 47%, enquanto o de obesos ficou na média nacional. O percentual de pessoas que praticam atividade física no seu tempo livre é de apenas 14,9%. Entretanto, 28,2% disseram que assistem três ou mais horas de televisão por dia.

A pesquisa do Ministério da Saúde mostra que apenas 29,9% dos brasileiros consomem regularmente frutas e hortaliças (o correspondente a cinco ou mais porções por semana). Só 18,2% fazem o consumo recomendado desses alimentos por dia. Já o índice de brasileiros que consomem carne com excesso de gordura ficou em 34,2% e o de percentual dos que consomem refrigerante pelo menos cinco vezes por semana, 28,1%.

O Vigitel é realizado desde 2006 e realiza entrevistas telefônicas com pessoas maiores de 18 anos em todas as 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Este ano foram ouvidas 54.339 pessoas, cerca de 2 mil em cada capital brasileira.

Essas informações servem para nos deixar em alerta e modificar os nossos hábitos alimentares e dos nossos filhos, para mudar essa realidade. Afinal, daqui há 10, 13 anos serão eles os adultos do nosso país. É preciso, então, mostrar e incentivar eles a consumirem alimentos mais saudáveis e à prática de atividades físicas. Somente assim teremos adultos com mais saúde.

Fica a dica.

Beijos

@conversinhadmae

Nenhum comentário:

Postar um comentário