segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vacinação contra a gripe


Atenção mamães de bebês e futuras mamães: começou hoje em todo país a 13ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A novidade deste ano é que o Ministério da Saúde ampliou a imunização para bebês com idade entre seis meses até dois anos de vida e gestantes, além dos idosos acima de 60 anos e indígenas. Até o dia 13 de maio todos devem ir aos postos de saúde para receber a dose da vacina. No caso dos bebês, eles inicialmente tomarão meia dose e 30 dias depois outra meia dose.

A ampliação do público-alvo da campanha foi feita pelo Ministério da Saúde com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias. A vacinação desses grupos é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a melhor estratégia de prevenção para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos. A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1).

A única contra-indicação para que a vacina não seja tomada é com relação às pessoas que têm alergia a ovo. Já no caso de pessoas com deficiência na produção de anticorpos – seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora – estas devem consultar o médico primeiro antes de receber a dose contra a influenza. O Ministério da Saúde tranquiliza a população assegurando que a vacina é segura para todos e não oferecendo risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção.

Este ano a campanha tem como garotos propaganda a gravidinha Dani Suzuki, o vovô Milton Gonçalves e a mamãe Juliana Knust e seu filhote Mateus. Então, gente, não vamos esquecer de levar os pequenos aos postos de saúde, os vovôs e vovós, bem como você que está gestante. No próximo sábado, dia 30, em todo país acontece o Dia Nacional de Mobilização, quando os postos de saúde estarão abertos durante todo dia para vacinação. Lembrem-se: com doença não se brinca.

Beijos

@conversinhadmae

Nenhum comentário:

Postar um comentário