sábado, 19 de março de 2011

De olho na superlua



Não é todo dia que a gente pode presenciar um fenômeno astronômico, né? Neste sábado, a Lua cheia esteve ainda mais cheia. Isso por conta do fenômeno conhecido como perigeu ou superlua, que é o período de maior aproximação desse satélite natural da Terra. Estudiosos dizem que esta foi a Lua mais cheia desde o ano 1993. Durante o perigeu, a Lua pode ser vista num tamanho 14% superior ao usual e com um brilho 30% maior que o de uma Lua cheia em seu apogeu, e cerca de 50 mil quilômetros mais próxima da Terra.

E, aproveitando esse fenômeno, eu e Alex levamos Bia para a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) Galileu Galilei, onde, durante os dias de Lua cheia eles promovem observação utilizando um telescópio newtoniano, com o qual é possível ver as crateras da Lua.

E por conta do perigeu muita gente foi até o local fazer observação. O diretor da CCTECA, Augusto César, estava bastante feliz com o comparecimento das pessoas para observar a Lua e Saturno também. Afinal de contas, um dos objetivos do espaço é justamente aproximar as pessoas comuns da ciência. Na lista de presença, até a hora que assinamos, mais de 110 já tinham passando pelo local, somente no sábado à noite.

A CCTECA está localizada no Parque da Sementeira e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14 às 17h.

Beijos

@conversinhadmae

Foto: Maria Odília
Com informações do portal R7

2 comentários:

  1. E eu nem lembrei disso, proximo fenomeno, corro para a CCTECA! E Bia, o que achou da lua?
    bjooos

    ResponderExcluir
  2. Menina, ela gostou muito. Foi bem legal. A noite de sábado estava com um céu mais lindo ainda. Toda noite de lua cheia tem observação lá. Vamos voltar outro dia pra conhecer a CCTECA como um todo. Bjs

    ResponderExcluir