terça-feira, 15 de março de 2011

Comporte-se, você está sendo filmado

Um doce se vocês adivinharem o que eu estava fazendo agora. E aí, algum palpite? Bingo para quem, indicado pelo título do post, disse que estava “vigiando” alguém. Pois é, estava “bisbilhotando” (rsrsrsrs) minha filhota Beatriz na sala de aula. É, no colégio dela tem câmera na sala e eu estava dando uma olhadinha agora, pela primeira vez.

Bia é a primeira na fileira próxima à janela

Sei que esse é um tema que gera muita discussão. Há os que são a favor, mas também quem é totalmente contra, sob o argumento de que tira a privacidade, a espontaneidade e de certa forma causa contrangimento. Bem, no meu caso, entendo as câmeras como uma ferramenta que vem possibilitar, quando puder e quiser, dar uma olhada na minha filha na sala de aula.

Não vejo esse instrumento como uma espécie de vigilância monitorada dela, dos coleguinhas e professores durante todo turno de aula. Também não foi um dos critérios que pesaram na hora da escolha pela escola (na verdade depois foi que soube das câmeras nas salas).

De certa forma, não deixa de ser uma forma de estar acompanhando ela, vendo como se comporta, para dar alguns conselhos, mostrando o que ela deve melhorar, até para o aprendizado. Também não quero com isso (longe de mim) estar monitorando as professoras através das lentes. Confio no trabalho delas e também porque, trabalho durante toda manhã e não vou atrapalhar meu expediente com isso.

Sei que essa é uma discussão bem ampla. Acredito que para a maioria de nós, mães e pais, o acompanhamento das câmeras é bem-vindo, em maior ou menor grau de aceitação. Mas digam aí qual a opinião de vocês sobre o assunto. Comentem, por favor.

Beijos

@conversinhadmae

5 comentários:

  1. Adorei o post e sou super a favor. As câmeras deveria ser instaladas em todas as escolas. Deveria ser lei.

    ResponderExcluir
  2. Menina que coincidencia, estava falando sobre isso agora! pois a festinha de Dimitri foi às 15h na escolinha e eu por conta do trabalho não tenho como ir (fui lá mais cedo e deixei tudo arrumado), e estava aqui pensando se tivesse esse sistema eu poderia ver a festinha rsrs. Esse é até um projeto da direção da escola e eu vou achar excelente sim.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Karina e Sheyla. Eu não vejo, a princípio nenhum mal nas câmeras. Acho até legal. Bj e obrigada pela participação.

    ResponderExcluir
  4. EU AMEI O SEU BLOG POIS É O MARAVILHOSO.BEIJOS PARA ESTA FAMÍLIA LINDA. TIA LU

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Tia Lu por estar nos seguindo. Visite-nos sempre. Gente, Tia Lu é a professora de Bia.

    ResponderExcluir