quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Estomatite: o que é isso??

Essa semana, os amigos Marcela Lima e Flávio Vasconcelos, pais de Sophia, foram surpreendidos com a notícia de que sua pequena, de um ano e cinco meses, estava com estomatite. Pais de primeira viagem, eles não sabiam o que era isso e ficaram meio que sem saber o que fazer com ela. Motivo para isso eles tinham, de sobra.

Segundo a pediatra Magali Dias Carvalho (médica da minha Beatriz desde os primeiros meses), estomatite é qualquer inflamação que ocorre na boca. São pequenas vesículas que aparecem nessa cavidade, bastante dolorosas e contagiosas. É muito comum entre crianças. Ela disse que, quando se rompem, deixam as gengivas vermelhas e dolorosas. Convenhamos, isso seria um incômodo para qualquer um de nós. Imagine para uma criança de um ano?!

Por causa disso, a criança recusa alimentação, fica inquieta, chorosa, o que requer muuuiiita paciência dos pais, como disse a médica. Que o diga Marcela. Ela contou que, embora Sophia esteja melhorando, ela ainda reclama quando engole algum alimento. “Mas o pior já passou”, desabafou.

A pediatra Magali Dias disse que existem vários tipos de estomatites, desde o popular sapinho – que é incômodo, mas não é tão doloroso – até as viróticas, sendo a mais comum a estomatite aftosa. Ela disse que duram mais ou menos uma semana “As crianças recusam alimentos quentes, sólidos. Por isso se deve oferecer alimentos pastosos e frios”, disse.

Os papais podem perceber a ocorrência da estomatite por conta de pequenas feridas, acinzentadas ou amareladas no centro e avermelhadas por fora, que aparecem na gengiva, na parte interna das bochechas, no fundo da boca, nas amígdalas, na língua ou no céu da boca. As gengivas podem ficar inflamadas e sangrar facilmente. Por conta disso, as crianças costumam ficar irritadas.

Mesmo com tudo isso a médica acrescentou que o tratamento é paliativo: medicação para febre e dor, limpeza bucal com soluções antissépticas e hidratação com líquidos frios, como sorvetes e iogurtes.

Então, gente, é só ter paciência e dar muito amor e carinho para os filhotes.

Beijos

@conversinhadmae

12 comentários:

  1. Ainnn gente confesso que é um sofrimento ver a minha pequena irritada, sentindo dor e chorando!
    Fico mais tranquila ouvindo a explicação de uma competente profissional.

    Aproveitar mais uma vez e dizer: Sou apaixonada pelo blog... Post esclarecedor! A prova que o Conversinhas de Mãe é um sucesso!

    Bjãooooooooooooooooo

    Má (Marcela Lima)

    ResponderExcluir
  2. Ô que peninha da fofinha! Saúde para ela viu Marcela? bjs

    ResponderExcluir
  3. gennnten minha filhota de 4 aninhos esta com essa tal de estomatite é horrivel ver ela assim t~ão enjoadinhae sem comer nada á4 dias !!! elajá é magrinha ,ficou mais ainda !!! que dó!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Own, saúde pra sua filha. É chato mesmo, mas depois de alguns dias passa. Tudo de bom pra vcs e apareça sempre por aqui. Bjs
    Edjane - Conversinha de Mãe

    ResponderExcluir
  5. eu tenho 11 anos e dei isso e horrivel to com febre e mal consigo comer principalmente beber e ainda minha mae quer que eu vá a escola mesmo passando de pessoa pra pessoa :(

    ResponderExcluir
  6. minha filha Julia tem 3 anos e esta com estomatite, o que mais me assusta são os sangramentos que ocorrem na gengiva... espero que passe bem rápido!!!

    ResponderExcluir
  7. minha pequena esta com estomatite e um sofrimento muito grande sou mãe de primeira viagen tem hora que perto minhas forças tomara que passe bem rapido !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. minha filha anna julia esta com estomatite a 4 dia estou muito triste ja nao sei mais oque fazer ela nao quer comer nada ela tem 2 anos e trez meis

    ResponderExcluir
  9. A minha princesinha tem 3 anos e já tem 9 dias que está com estomatite.
    A coitadinha ha 3 dias começou aceitar algum líquido (em um dia toma 1 copo de suco e 2 copos de leite). Qdo ousa arriscar algum tipo de alimento, a gengiva sangra demais e então ela desiste.
    Estou desesperada em não conseguir terminar logo com esse sofrimento.

    ResponderExcluir
  10. Como é bom encontrar outras maes que estao passando pelo mesmo problema, meu bebe tem 3 anos, e ele começou a recusar a mamadeira a noite durante dois dias,achava que aquelas bolinhas na ponta da lingua poderia ser uma queimadura..entao ontem percebi que elas ja estavam amarelinhas e ele estava enjoadinho o dia todo so chorando nao querendo comer, o pediatra dele estava na maternidade de plantao e nao podia me atender, de madrugada corri com ele para a unimed, mesmo nao tendo plano de saude...é torturante ver o nosso filho sofrer...chegando la o pediatra disse que se tratava de estomatite causada pelo virus da herpes tipo 1( comum entre crianças nessa idade) mas a hora que ele disse que era uma doença triste pq eu veria ele chorando de fome e sede sem poder comer ou beber devido a dor, meu mundo desabou...me senti a pior mae do mundo...Afinal meu bebe nunca havia ficado doente...e nao primeira vez logo isso?! Passei a noite inteira em claro, acalmando ele, e rezando, rezando muito para Virgem Maria, pois, ela como mae entenderia e me responderia de alguma maneira minha suplica, para ele passar por isso sem sofrer.Escrevo isso chorando, pois, ela me atendeu! Ele esta comendo e bebendo sem reclamar, sua lingua ja esta melhor, os remedios adiantaram sim, mas, é Ela que amenizou a dor....Beijos para todas as mamaes!

    ResponderExcluir
  11. Minha filha tem três anos,está há 4 dias com estomatite,não come nada, nem água queria beber,estou medicando , mais ficou desidratada e precisou tomar soro,mais a médica disse para termos paciência que passa mais demora 1 semana ou mais, não aguento mais esse sofrimento, estou desesperada, choro junto com ela, bjoss mamães e força para nós

    ResponderExcluir
  12. Óla a todos...
    Bom como começar...dia 13/05 minha filha de dois anos começou com um febrão do nada de quase 40 graus.
    Ficou muito irritada e chorosa. Não dormiu a noite.
    Levamos ao pediatra que disse que ela não tinha nada.
    No dia seguinte observei uma feridinha debaixo da língua,mal cheiro e gengivas muito inchada e esbranquiçada. Como conhecia ,imaginei que fosse estomatite.
    Levamos ao pronto socorro que passou somente analgésico e antitérmico. Passando na farmácia comentei com o farmacêutico e ele me indicou dactarin e hexomedine.
    Pra ela que não estava comendo nada resolveu,aliviava a dor e ela conseguia engolir.
    Porém para minha trizteza dia 18/05 comecei com um febrão,imaginei que seria resfriado,mas na manhã seguinte minha lingua estava cheia de feridas. Acabei pegando,e agora fica aquela insegurança de transmitir a ela de novo.
    E em mim veio muito forte...nem água do conta de beber.
    Espero que passe logo,estou sem ânimo pra nada.

    ResponderExcluir