segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Diversão diferente nas férias


As férias da criançada já estão se aproximando do fim. Algumas escolas já na segunda quinzena de janeiro estarão iniciando as aulas aqui em Aracaju (SE), outras no comecinho de fevereiro. Quem tirou férias do trabalho no final do ano (como eu) já está vivendo o drama: “O que fazer com as crianças enquanto as aulas não começam?”. É, porque elas não querem nem saber. Querem é se divertir, esteja você trabalhando ou não.

Há algumas semanas postamos aqui no Conversinha de Mãe sugestões de passeios para fazer com a garotada durante as férias aqui na capital sergipana, onde moro. Esta semana, vi outra sugestão bem legal, que resolvi trazer para vocês, nossas seguidoras e leitoras, pois podem ser aproveitadas em qualquer lugar. Ela vem do site Delas, do portal IG.

A matéria sugere que os pais criem novas tradições de férias. Com pouco dinheiro, mas muita criatividade, algumas atividades sugeridas podem se transformar em momentos de muita diversão e interação entre pais e filhos – e até alguns primos e amiguinhos deles também. Mostramos algumas delas aqui. Mas você pode conferir todas elas no site Delas (http://migre.me/3mECf).

Acampamento indoor
Estipule um dia da semana para empurrar os sofás da sala e improvisar cabanas e tendas. Faça uma caça noturna ao travesseiro, teatro de sombras... Sempre usando a imaginação.

Sorteio da cultura
Pesquise no jornal ou na internet as atrações infantis mais legais da sua cidade ou, para quem foi viajar, do destino escolhido. Conte um pouco sobre cada uma para as crianças e escreva o nome delas em pedaços de papel para fazer um sorteio. A cada sábado, um membro diferente da família tira o papelzinho.


Oficina de bonecas de pano
Junte as crianças para uma tarde de customização de roupinhas e acessórios de bonecas. Ao invés de agulhas, use cola para tecido, retalhos, botões, lantejoulas, canetas coloridas, elásticos e outros aviamentos. Para estimular a criatividade, escolha um tema, como personagens de contos de fadas. O dia pode terminar com um desfile das criações.


Sessão da tarde
Transforme o filminho da tarde no “dia do cinema em casa”. Distribua a pipoca em saquinhos de papel, espalhe almofadões na sala de TV, apague a luz e passe filmes que as crianças ainda não assistiram, como os clássicos da sua infância.

Jogos inventados – como o volençol
Materiais necessários: lençóis e bolas de vôlei. Forme quartetos, que deverão segurar, um em cada ponta, um lençol. Sobre ele, a bola. O grupo deve brincar com a bola sem deixá-la cair no chão. Depois, os grupos devem interagir, realizando lançamento e recepção das bolas.

Reis da sucata
Aproveite as férias para juntar e reaproveitar de forma divertida o material reciclável. A regra é guardar potinhos de iogurte, margarina e afins, além de separar todos os rolos de papel toalha ou papel higiênico. Quando houver material suficiente, sugira o dia da floresta, o dia dos animais, dos instrumentos musicais... Objetos relacionados a isso deverão ser construídos com o material reunido.


Espero que tenham gostado.


Beijos

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog. Estava procurando alternativas interessantes para divertir a minha filha nas férias. Obrigado.

    ResponderExcluir