Sempre preferimos estimulá-la a brincar, olhar seus livros e gibis, ao invés de optar pela programação infantil da TV. Agora, especificamente, nessas férias, é que ela está assistindo um pouco mais de televisão. Mesmo assim com tempo cronometrado, programação fiscalizada e nada de ficar tanto tempo sozinha com o controle remoto.
Acesso à internet, então, é coisa raríssima que a gente libera. No máximo brincar nos joguinhos no site da Barbie, Turma da Mônica, Turma do Smiliguido ou Crianças Diante do Trono. A internet é uma ferramenta maravilhosa, reconheço. Mas acho também que é um mundo muito grande e perigoso para crianças e adolescentes. Pelo que a gente ouve e vê percebe que é tão fácil ser enganado por quem está do outro lado da telinha.
Que me perdoe quem pensa diferente, mas acho uma leviandade permitir o acesso de crianças e até adolescentes de determinadas idades e sem maturidade a site de relacionamento como Orkut, Facebook e até mesmo MSN. Como pais devemos ter muito cuidado com tudo que cerca nossos pequenos. Acho que as crianças devem conhecer a até começar a se acostumar com o cyber espaço. Mas que sejamos nós, pais, a acompanhá-los nos primeiros passos desse novo caminho.
Numa dessas navegadas pela net descobri que já existem algumas redes sociais voltadas para a criançada, como o Club Penguin (www.clubpenguin.com.br) e o Migux (www.migux.com.br), que possuem conteúdo desenvolvido especialmente para as crianças, com atividades voltadas para elas.
![]() |
Esta é a nova cara dos personagens do Sítio que estarão na rede social |
A novidade é que ainda no primeiro semestre desse ano estará no ar a primeira rede social infantil brasileira: Mundo do Sítio, criada inspirada a obra de Monteiro Lobato. Ah, quem não teve sua infância povoada pelas deliciosas histórias da Dona Benta, Tia Anastácia, Emília, Narizinho, Pedrinho e Visconde e todos os personagens que têm encantado gerações. Além de ser em português – o que já é uma vantagem para os nossos pequenos – o conteúdo do Mundo do Sítio será bem brasileiro, com mais de 30 atividades ligadas à nossa cultura e nosso cotidiano.
A rede, voltada para crianças de cinco a 10 anos, será dividida em Reinos, como a “Terra Encantada da Sabedoria”, onde a garotada poderá brincar com jogos educativos e ouvir histórias. O site também pensou na segurança dos pequenos. Para isso, para participar elas terão que indicar no cadastro o e-mail do pai ou da mãe, que irão autorizar se o filho vai poder fazer parte da rede e participar de suas atividades. Com isso, os pais vão poder também acomanhar o que os filhos fazem no Mundo do Sítio, através do “Cantinho dos Pais”. O conteúdo foi desenvolvido numa parceria entre educadores e profissionais.
Embora o site ainda esteja sendo finalizado para iniciar as atividades ainda no primeiro semestre desse ano, os pais já podem se cadastrar para ter uma noção de como vai ser (http://www.mundodositio.com.br/institucional/teaser.xhtml). Eu já me cadastrei. Achei o site bem legal. Acho que vale experimentar. Fica a dica.
Beijos
Parabéns pelo post! concordo com tudo! aqui em casa controlo tb, tv só desenhos educativos da Discovery Kids, computador é coisa rara só joguinhos educativos, nada de fazer do pc babá e deixar o filho o dia inteiro matando gente nesses jogos que só estimulam a violência, ABSURDO! Meus filhos adoram desenhar, ler livros de hist. infantis e brincar com blocos de montar, isso sim! agora deve ser muito cômodo para os pais jogar a responsabilidade de educar seu filho na escola e quando a criança está em casa deixa-la dia inteiro num pc ou tv e trata-lo como bichinho de estimação, levando água e o pratinho com comida para o filho nas horas das refeições.
ResponderExcluir