quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Novas vacinas no calendário básico



Essa é novidade (das boas!) postada há pouco no Twitter pela jornalista e mãe Clécia Carla (@cleciacarla). O Senado aprovou hoje um projeto de lei complementar (PLC 5/09) que inclui novas vacinas no calendário básico de vacinação das crianças. Isso é uma notícia excelente. Agora, depois da lei sancionada pelo presidente da República, deverão ser ofertadas vacinas contra hepatite A, varicela e pneumococo, bem como a meningocócica conjugada C e pneumocócica conjugada sete valente.

O pai da criança, ou melhor, do projeto, é o deputado Alexandre Silveira, do PPS de Minas Gerais. Aprovada na Câmara e no Senado, depois de sancionada a lei entrará em vigor no primeiro dia do exercício financeiro subseqüente à data de sua publicação.

As novas vacinas que serão incluídas no calendário ajudarão a reduzir a mortalidade associada às doenças como hepatite, meningite, pneumonia, entre outras. Atualmente, elas já são disponibilizadas pelo SUS, mas apenas para portadores do vírus da Aids (HIV), doenças pulmonares crônicas ou para quem vai se submeter a transplantes.

Beijos

Com informações da Agência Senado

Um comentário:

  1. Pelo jeito o Lula, à época, não sancionou. Obrigado, companheiro.

    ResponderExcluir